A vida não é um problema a ser resolvido e sim um mistério a ser experimentado".(Joseph Campbell)

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

CARMA: O QUE É?

CARMA
Quando passamos por momentos difíceis, sentimos que o sofrimento tem origem em algo além da compreensão. Várias religiões e doutrinas espirituais chamam de carma essa missão que o Universo coloca sobre os nossos ombros. Segundo os mestres, as lições cármicas são positivas para nosso crescimento.
Considerado uma das leis que regem o cosmo, o conceito de carma – palavra que vem de karman “ação” em sânscrito, antigo idioma dos indianos – define uma correspondência em que recebemos de volta tudo de bom ou de ruim que proporcionamos aos outros. Tudo o que fazemos para o bem ou para o mal das pessoas ou da natureza, geram frutos doces ou amargos, que colhemos – nesta ou em outras vidas.
Segundo a lei do carma, também conhecida como a lei da causa e efeito, ou ainda, de ação e reação, a qualidade de nossos gestos condicionam não só nossas vidas, mas também nossas existências futuras.
Qualquer ação, positiva ou negativa, não apenas em relação a outro ser humano mas também a um animal, a uma planta ou, ainda ao planeta, resulta em carma a ser repassado a nossas vidas futuras.
A intenção que existe por trás de cada gesto também é capaz de gerar carma. A motivaçãoque precede uma ação importa mais do que a ação propriamente dita. Pois é a intenção que induz nossa responsabilidade.
Tudo que fazemos de positivo representa um bom carma para o futuro. Por meios das boas ações e intenções, acumulamos o que os budistas chamam de mérito, energias positivas que iluminam a mente e abrem caminhos.
Por menor que seja um gesto em benefício de uma causa coletiva se multiplica e atrai positividade.
Compreender a lei de causalidade transforma o olhar que pousamos sobre nossa vida e a dos outros, modifica nossa maneira de pensar e agir, abre nosso espírito para o mundo, dando-lhe dimensão e perspectiva infinitas.
A noção de carma não exclui o livre arbítrio, segundo o qual podemos melhorar atos epensamentos. Basta reprogramar nossa mente, substituindo atitudes negativas como fracasso, solidão, tristeza por outros que sintonizem com nossos objetivos e aspirações elevadas como amor, felicidade e sucesso.
Praticar meditação, fazer psicoterapia, seguir preceitos religiosos que pregam valores como bandade, caridade e amor ao próximo também ganha-se consciência transformando o carma em darma.
Fazer o bem, ainda é o melhor caminho...

SETE PASSOS PARA MELHORAR SUAS ATITUDES:
*Aja como bem quiser, mas não prejudique ninguém com uma ação ou um pensamento negativo.
*Quando uma pessoa fizer um bem para você, retribua o gesto com algo de bom para ela mesma ou para qualquer outra pessoa
*Mantenha sempre sua palavra e seus juramentos.
*Cultive a bondade, a caridade, a compaixão e a capacidade de perdoar.
*Fortaleça o elo com o divino por meio da oração ou da meditação.
*Não menospreze as crenças de outras pessoas.
*Respeite a natureza e procure viver em harmonia com ela.
Seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário