A vida não é um problema a ser resolvido e sim um mistério a ser experimentado".(Joseph Campbell)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

AS SEREIAS




Desde criança sempre fui fascinada por esses seres misteriosos que segundo as lendas habitam o fundo dos Oceanos. As primeiras narrativas sobre esses seres são encontradas na Odisséia, onde Ulisses narra o encontro de sua tripulação com essas criaturas metade peixe e metade mulher (nereidas)que cantam de forma tão maravilhosa atraindo os homens para as profundezas dos mares. Por isso, sabendo que seu barco passaria pelo lugar onde elas se encontravam ordenou a seus homens que protegessem os ouvidos com muita cera. Quanto a ele pediu que fosse amarrado ao mastro com muita força, pois gostaria de vê-las e ouví-las...

E eis que Ulisses se maravilhou com a visão extraordinária. Todas elas estavam sentadas em uma pequena ilha de pedras banhadas pelas águas e pelo luar e cantavam uma melodia tão linda que Ulisses mesmo amarrado fortemente gritava aos seus homens para que o soltassem.“Assim falavam com melodiosa voz, e eu sentia o coração consumir-se de desejo. Com um aceno dos olhos, ordenava aos companheiros que me soltassem; eles, porém, remavam, curvados sobre remos." Ulisses, Odisséia.

Leia abaixo algumas curiosidades sobre esses seres

1.As sereias são criaturas dos mares, metade peixe e metade mulher. São lindas, sedutoras e donas de uma voz tão encantadora que poucos conseguem resistir.
2.De fato, muitos marinheiros atraídos por seu canto pulam de seus navios e mergulham nos oceanos para ir ao encontro delas
3.Dizem que até hoje muitos deles vivem com suas amadas nas profundezas dos mares.
4.As sereias são muito românticas e se apaixonam facilmente. Mas quando seus amados não correspondem a esse amor, choram tanto que espalham suas lágrimas por todo o oceano. 5.Gostam de jóias e roupas. Por isso, às vezes são vistas perto de escombros de navios naufragados em busca de objetos preciosos.

Cornualha
Em Zennor, Cornualha, uma sereia apaixonou-se por um rapaz e o atraiu para o mar.
Perto da península de Lizard, também na Cornualha, um homem chamado Lutey ajudou uma sereia encalhada a voltar para a água. Ela lhe deu seu pente e disse que ele e seus descendentes seriam capazes de quebrar os feitiços das bruxas e controlar demônios, mas nove anos depois ela voltou e o arrastou para as ondas.
Na década de 1840, o folclorista Robert Hunt ouviu que várias famílias da Cornualha diziam ter poderes fantásticos por serem descendentes de uma sereia ou tritão. Por outro lado, uma sereia arruinou a baía de Padstow com bancos de areia, porque alguém ali atirou nela.

Ilha de Man
Na ilha de Man, entre a Grã-Bretanha e a Irlanda, as sereias são chamadas ben varrey e os tritões, dinny-mara. Há uma lenda na qual um pescador carregou uma ben varrey encalhada de volta ao mar que, como recompensa, lhe disse como encontrar um tesouro. Mas o pobre e ignorante pescador não reconheceu o valor do ouro da Armada Espanhola e o jogou de volta ao mar.
Outra lenda fala de uma sereiazinha que quis a boneca de uma menina e a roubou. A mãe da sereiazinha lhe deu uma bronca e a fez devolver a boneca, junto com um colar de pérolas.
Uma história conta de uma ben varrey amistosa que vivia perto de Patrick. Durante uma estação de pesca, quando os barcos do porto de Peel pescavam além do promontório de Spanish Head, a sereia subitamente ergueu-se da água e grigou shiaull er thalloo! ("velejem para terra!"). Os pescadores que haviam aprendido a confiar nos conselhos dessa sereia imediatamente levaram seus botes para os abrigos. Aqueles que não atenderam ao aviso perderam todo o equipamento e alguns perderam a vida.

Gales
As sereias da fronteira galesa não vivem no mar, mas em lagos e rios. Em Marden (Herefordshire) o sino de uma igreja caiu uma vez em uma poça profunda de um rio, onde uma sereia o agarrou. Em Child's Ercall (Shropshire) a sereia de um lago oferecia a alguns homens ‘um pedaço de ouro, grande como a cabeça de um homem, e estava bem perto’, quando um deles disse um palavrão de espanto e ela gritou e desapareceu.

Grécia
Uma lenda popular na Grécia, provavelmente de origem medieval, diz que Thessalonike, irmã de Alexandre, o Grande, tornou-se uma sereia após a morte. Ela vive no mar Egeu e quando marinheiros a encontram ela lhes faz uma só pergunta: "O rei Alexandre vive?" (em grego: Ζει ο βασιλιάς Αλέξανδρος;), os marinheiros devem responder "Vive e ainda reina" (em grego: Ζει και βασιλεύει). Qualquer outra resposta a deixará furiosa e a transformará numa górgona, condenando o navio e todos os marinheiros a bordo.










domingo, 22 de novembro de 2009

2012 E AS PREVISÕES MAIAS

Hoje fiquei pensando sobre toda essa onda em torno do filme 2012 e também sobre os comentários que escuto sobre o "fim do mundo" em 21 de dezembro do ano acima. Confesso que com todos esses temporais assolando de forma impiedosa o Rio Grande do Sul, causando danos a muitas cidades e famílias, causando dor e medo em todos, não pude deixar de pensar sobre essas previsões que estão a povoar o imaginário coletivo. Sei que alguma coisa está acontecendo com o planeta, mudanças estão ocorrendo com o clima e com a natureza, pena que quase nenhuma mudança com o ser humano...
Dizem que só mudamos realmente quando estamos a beira do precipício. Será que precisaremos sentir uma catástrofe se abater sobre o planeta para mudarmos nossas atitudes? Para deixarmos de destruir a Terra? Para aprendermos a respeitar todas as criaturas? Para aprendermos a conviver com a natureza sem agredí-la?
Acho que estamos a caminho, não de um fim propriamente dito, mas de uma novo ciclo, uma nova era, onde a Terra se transformará irreversivelmente e os seres humanos terão que se adaptar, terão que mudar sua postura, terão que abandonar sua ganância, sua mesquinharia, sua prepotência. O homem já teve sua chance de despertar e mudar, compreender e assimilar as Leis Universais que regem o universo. Em 21 de dezembro de 2012 apenas iniciará um novo ciclo de exatos 5200 anos. Essa profecia Maia é a mais fantástica de todas, pois fala da capacidade do homem de se comunicar pelo pensamento, eliminando a mentira e a violência. "Os seres humanos serão conectados e visarão o que é melhor para todos e não para alguns ou para si mesmos. Não haverá nacionalidade. A humanidade viverá sob um governo mundial formado por pessoas mais sábias. A vida será mais longa, graças a um sistema imunológico forte. A pobreza não existirá mais, graças as novas tecnologias na produção. Não haverá mais dinheiro como o conhecemos e o homem exercerá na prática a palavra "respeito" o que lhe dará o direito de se expandir pela galáxia. O homem finalmente compreenderá que animais, vegetais e minerais são consciências em evolução, seres vivos, almas como nós."

Lembre-se o mundo não vai acabar. Ele vai mudar. A humanidade precisa despertar. Muitas pessoas já estão cientes dessa mudança e por isso já trataram de mudar suas vidas cotidianas, já elevaram seu padrão de pensamento, de vibração. Para essas pessoas as mudanças não serão dolorosas. O certo é que não devemos ter medo, pois não estaremos sozinhos nisso tudo. Seres evoluídos estarão ao nosso lado nos ajudando nesse período de transição.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

VOCÊ QUER SER FELIZ...?


Você quer ser feliz?

Você acha que é preciso saber muitas coisas,

ler uma enciclopédia inteira, para ter felicidade?

Você acha que é preciso ter uma posição social,

ser a tal, dispor de muito dinheiro,

ser uma atriz ou ator famoso, para ganhar o beijo inocente de uma criança?

Você acha, ainda, que é preciso comprar um alqueire de terra para plantar um pé de flor?

Pois é amiga! Uma roseira só exige um pouco de terra e um pouco de água para florir!

Ela desabrochará, se você quiser, na palma de sua mão.

E isso já é um pouco de felicidade...

Bem viver, portanto, é descobrir esse pouco, necessário e essencial que mora dentro de cada um de nós...

sábado, 14 de novembro de 2009


Eu venho de Deus.

Sou parte de Deus,

e Deus é parte de mim.

Portanto, nada pode me dominuir.

Sou forte,

sou capaz de amar e receber amor,

porque vivo este dia

e todos os dias

de acordo com o grande plano de Deus.

O CASO DA ENFERMEIRA QUE SEDAVA CRIANÇAS

Hoje de manhã ao tomar meu café parei estarrecida ante a notícia que ouvi pela rádio Gaúcha. Uma técnica em enfermagem, pessoa que deveria cuidar e preservar a vida de seus pacientes, teria aplicado em 11 recem nascidos uma mistura de vários sedativos. Isso ocorreu em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, RS. Fiquei a pensar como as pessoas estão insanas! Sim, podemos estar convivendo com um doente, psicopata,sóciopata e nem nos darmos conta... Fiquei a imaginar a aflição desses pais e mães ao saberem que seus filhos estavam a mercê de uma pessoa totalmente desequilibrada, uma coitada tão doente quanto os inúmeros pacientes que tratava... O que será que pensava essa menina? O que a levou a cometer esse disparate? Às vezes temos pessoas doentes, necessitadas de algum tipo de afeto, palavras ou tratamento bem ao nosso lado e nem nos damos conta. É a vida apressada, o corre corre que não nos deixa observarmos melhor as pessoas com quem convivemos. Quem sabe se alguém tivesse observado melhor essa menina teria percebido que ela estava precisando de ajuda e teria evitado todo esse drama. Menos mal que os bebes não correm risco de morte, por certo, os anjos costumam ficar bem mais pertinho das crianças...

"Uma técnica de enfermagem do Hospital Universitário da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) foi presa na madrugada deste sábado (14) acusada de usar sedativos em 11 recém-nascidos. O crime ocorreu em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. Ela nega a acusação.Vanessa Pedroso, 25, vinha aplicando uma mistura de diazepan e morfina em bebês saudáveis desde segunda-feira (9). Como as crianças apresentaram sintomas de intoxicação, a diretoria do hospital coletou sangue de cinco dos 11 recém-nascidos. O Laboratório Central do Estado confirmou na sexta-feira (13) à tarde a presença dos sedativos.Os tranquilizantes podem ser aplicados em bebês apenas em situações de emergência. As crianças intoxicadas foram encaminhadas à UTI do hospital, onde ainda recebem tratamento. Nenhuma delas corre risco de morte.A diretora do hospital da Ulbra, Eleonora Walcher, disse que começou a perceber os sintomas na segunda-feira. "Os bebês estavam fracos, desmaiavam e evoluíam rapidamente para um quadro de parada respiratória sem causa aparente", disse. Ela informou que as crianças tinham de cinco a seis horas de vida apenas quando receberam a medicação.O delegado Guilherme Pacífico, da 1ª Delegacia de Canoas, autuou Vanessa em flagrante por tentativa de homicídio. Ela depôs durante duas horas. Segundo o delegado, no momento da prisão foi encontrada uma seringa na bolsa da técnica de enfermagem. O equipamento será periciado. Pacífico não quis comentar o caso.Na noite de sexta, os pais começaram a ser avisados do que havia ocorrido. Segundo a direção do hospital, a confirmação só foi possível depois do laudo do Laboratório Central. Algumas famílias reclamaram que não foram comunicadas da intoxicação.O centro obstétrico do Hospital da Ulbra, que realiza cerca de 100 partos por mês, suspendeu temporiamente o atendimento a gestantes. Elas estão sendo encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora das Graças.O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, classificou a suspeita como "psicopata". "É uma pessoa doente"," disse.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009


"Superstição" vem do latim superstitio, que significa "o excesso", ou também "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Em qualquer acepção, designa "o que é alheio à atualidade, o que é velho". Transposto para a linguagem religiosa dos romanos, o vocábulo "superstitio" veio a designar a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial.

O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio, ora de bom agouro. A superstição que ronda o número 13 é, sem dúvida, uma das mais populares. Sua origem é pagã, e não cristã, como muitos pensam, e remonta a duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira delas, houve no Valhalla, a morada dos deuses nórdicos, um banquete para o qual 12 divindades foram convidadas. Loki, deus do fogo, ficou enciumado por não ter sido chamado e armou uma cilada: ludibriou um deus cego para que este ferisse acidentalmente o deus solar Baldur, que era o favorito de seu pai, Odin, o deus dos deuses. Daí surgiu a idéia de que reunir 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
A associação com a sexta-feira vem da Escandinávia e refere-se a Frigga, a deusa da fertilidade e do amor. Quando as tribos nórdicas e alemãs foram obrigadas a se converter ao cristianismo, a lenda transformou Frigga em bruxa, exilada no alto de uma montanha. Dizia-se que, para se vingar, ela se reunia todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, num total de 13 entes, para rogar pragas sobre os humanos. Isso serviu para incitar a raiva e a animosidade das pessoas contra Frigga, embora nem sequer existissem figuras malignas como o Diabo nessas culturas. Como a sexta-feira era um dia consagrado à deusa e, portanto, ao feminino, o advento do patriarcado fez com que esse dia fosse o escolhido para ser um dia amaldiçoado, como tudo o que dizia respeito às mulheres - a menstruação, as formas arredondadas, a magia, o humor cíclico, o pensamento não-linear etc.
A Última Ceia, portanto, é uma posterior releitura dos mitos originais, onde havia 13 à mesa, às vésperas da crucificação de Jesus, que ocorreu em uma sexta-feira. O 13º convidado teria sido o traidor causador da morte de Jesus, exatamente como Loki foi o causador da morte do filho de deus.
A idéia do 13 como um indício de má sorte surge da concepção que o judaico-cristianismo tem da morte, que não é, necessariamente, a idéia que Jesus teria tido. Especula-se, inclusive, que Jesus, sendo um sábio iniciado, possa ter estipulado o número de pessoas à mesa em 13 precisamente por causa da magia do número. Nas cartas do tarô, o Arcano 13 é a carta da morte, até por uma possível associação com as letras hebraicas. Estudiosos da prática interpretam a carta como um sinal de mudanças de pontos de vista, de formas de viver, e profundas transformações internas e externas. Mesmo quando se refere à morte física, na concepção religiosa, esta não representa um fim em si mesma, afinal os povos antigos viam a morte como transmutação, uma passagem para outro mundo ou plano de existência, em geral com uma conotação evolutiva. Por esse motivo, as tradições de magia ocidental, como a Wicca (bruxaria moderna), sugerem o número de 13 participantes em rituais.
Superstições Muitas pessoas evitam viajar em sexta-feira 13; a numeração dos camarotes de teatro omite, por vezes, o 13; em alguns hotéis não há o quarto de número 13 - este é substituído pelo 12-a. Muitos prédio pulam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar. Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano. A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às atividades planejadas para este dia.
Mas há também os que consideram o número 13 como da sorte. Um exemplo conhecidíssimo do brasileiro é do auxiliar-técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Mário Jorge Lobo Zagallo.
O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.
Fontes: Revistagalileu.globo.com Quediaehoje.net

A SAGA CREPÚSCULO

A vida dela nunca mais foi a mesma depois de ter lido os livros. Algo mudou. Foi como se uma colher tivesse entrado no fundo da alma e ficasse ali mexendo e remexendo tudo, jogando toda a poeira adormecida pra cima e talvez essa poeira jamais agora pudesse assentar-se como antes...
Ela não podia ficar longe desses livros, era estranho... Ela contava as horas, os minutos. Não conseguia se concentrar no trabalho e a cabeça só pensava naquilo, dia e noite.
Primeiro ela achou que estivesse ficando louca ou pancada, depois achou que estava a beira de uma depressão. Às vezes não conseguia ler porque as lágrimas embaçavam seus olhos de tal maneira que ela tinha que parar. Outras vezes ria sozinha e olhava para os lados pra se certificar de que ninguém estava olhando. Os livros viraram uma obsessão, um vício, uma fonte de tristeza. Sim, tristeza, porque era o que ela sentia com eles nas mãos... Um emaranhado de sentimentos tomava conta dela, assim, derepente.Os livros despertaram isso. Ela sentia-se viva de novo. Sim, porque até então, achava que sua vida certinha bastava. Quando menos esperava começou a sonhar outra vez e a querer viver de outra maneira. A casa já não lhe bastava, a cidade ficara triste e sem cor, a rotina, antes não sentida, virou um fardo sem graça. Os amigos não lhe entendiam porque ela não podia ou não conseguia falar sobre essas mudanças todas. Um dia, achou que com os livros vieram quem sabe energias negativas ou qualquer outra coisa que invadiu sua vida, antes tão certinha! Ela chorava quase todos os dias, só de lembrar dos personagens, sentia saudade deles, embora soubesse que eles não existiam, para ela, eles eram muito reais e viviam sim, em algum lugar onde a imaginação tivesse morada... Ela começou a sentir uma tristeza que nunca passava. Primeiro ela se perguntava se não era TPM?Período em que as mulheres ficam mais sensíveis e nervosas. Mas com o passar dos meses viu que não. Então ela se convenceu que tinha se apaixonado! E o que sentia era paixão. Mas não era paixão por alguém de carne e osso, era a pior das paixões que já havia experimentado. Ela se apaixonara pelos personagens, pela história de amor descrita neles! Por isso ela sofria. Como se sofre quando se tem uma paixão não correspondida. Ela pensava em como seria bom se pudesse voltar atrás e jamais ter conhecido esses livros, mas agora, era tarde demais! Ela ainda se perguntava até quando essa dor toda, essa tristeza, esse sentimento de ir pra onde...? fazer o quê...? Mas ela não sabia a resposta! Sua vida foi mexida, suas convicções jogadas pra cima, seu sossego tirado. Tem dias que ela está melhor e até esquece só um pouquinho. Mas tem outros, principalmente quando está nublado e chove que as lembranças vem com muita força, como se os personagens estivessem ao lado dela...Por isso a frustração, por saber que na vida real isso não existe. Na vida real não existe a perfeição... Histórias de amor assim, só mesmo em livros ou em filmes. O certo é que alguma coisa havia mudado muito profundamente dentro dela e agora jamais poderia ser como antes. Ela nunca mais será a mesma, nunca mais poderá esquecer a história e os personagens que lhe marcaram tão profundamente...Sabem que livro são esses? CREPÚSCULO, LUA NOVA, ECLIPSE e AMANHECER. E sabem quem é ela? EU. Estranho, né...?

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

UMA RAZÃO PARA TUDO ISSO...


Não sabemos quantas horas vai durar o nosso dia.
Não sabemos mais se teremos paz à noite, para dormir sossegados.
Não se sabe, entre os ruídos ao entardecer, qual é o toque do sino e qual o toque de recolher...
Tudo fica suspenso no ar.
Sente-se medo de levantar-se pisando sangue na rua.
Medo de não voltar para casa. Medo pelo futuro de nossos filhos.
Gostaríamos que existisse alguma coisa que valesse a soma dos nossos dias.
Alguma coisa que compensasse todo o nosso trabalho, o esforço de viver.
Mas apesar de tudo, a gente prossegue.
Voltamos pra rua, tomamos o táxi, o ônibus, a lotação.
Voltamos a ler o jornal ou qualquer coisa pra esquecer.
Folheamos a revista da moda, olhamos televisão, seguimos a novela.
Empolgamos, tomamos partido e vamos nos envolvendo em sua trama.
Informa-se, enforma-se, deforma-se e nos conformamos com tudo.
Numa noite qualquer nos contentamos com um pouco de amor,
com um pouco de sexo.
Vai e nos deixamos cair em qualquer braço...
Então se começa a sentir saudades daquelas coisas primeiras,
daquele nosso rosto adolescente.
Saudades daquele nosso amor de primeira hora.
Os primeiros abraços e beijos,
os primeiros latejos do coração.
Saudades do nosso gesto forte.
O corpo todo entregue,
o nosso amor sem reservas.
Vontade de voltar àqueles dias sem nuvens,
àqueles dias de voos leves.
Pela janela observamos o vento que agita as folhas secas das árvores no nosso quintal.
Vento que açoita sem razão a alma ferida da gente.
Mas Deus que é poderoso, que é só ternura e amor, fará do ruído das nossas folhas secas um murmúrio bom para seu louvor.
Um humo bom onde jogar outras sementes,
as sementes dos nossos filhos e netos.
Só por isso, sabendo que se é uma semente no campo arado, triturado, cansado do Senhor,
temos ainda força de sair mais uma vez à rua,
com esperança de voltar no fim da tarde...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ESPELHO DA ALMA...


Lindo esse texto! Ele me inspira, toda vez que o leio. Ele diz verdades e nos chama para a verdadeira vida, mostrando que por aqui estamos apenas de passagem e que viver de uma maneira simples, serena e justa sempre vai valer a pena...

Vá tranqüilo no barulho desta vida frenética,

e pense em quanta paz pode existir no silêncio.

Com dignidade, sem se comprometer,

faça de tudo para mover-se de acordo com quem está próximo da verdade;

de um modo claro e sereno escute os outros;

o ignorante nos surpreende, pois também ele tem uma história para contar.

Evite quem é agressivo ou quem fala muito alto,

porque eles oprimem seu espírito.

Não se compare aos outros,

você pode se tornar presunçoso ou invejoso.

Coloque um espelho na alma...

Haverá sempre alguém que estará acima ou abaixo de você.

Dedique-se ao seu trabalho por mais humilde que ele seja,

é a única coisa verdadeira no alternado jogo da sorte.

Seja cauteloso nos afazeres, o mundo é pleno de enganos.

Não seja cego perante a verdadeira honestidade;

há muita gente que luta por altos ideais e há heroísmo em qualquer lugar.

Seja você mesmo e, acima de tudo, não finja afeto,

não seja cínico no amor,

porque apesar das tristezas e desilusões,

o amor é como um prado, sempre verde.

Aceite a passagem dos anos e abandone sem arrependimentos as inquietações da juventude.

Habitue seu espírito a ser forte,

porque ele lhe sustenta nas adversidades inesperadas

e não faz dramas por coisas que não existem.

Os medos nascem somente do seu cansaço ou da solidão.

Seja doce para consigo mesmo.

Coloque um espelho na alma.

Você é filho do Universo;

não menos que as árvores ou as estrelas,

tem o direito de estar no mundo e,

compreendendo ou não,

saiba que o Universo é justo do modo mesmo como é;

portanto esteja em paz com Deus,

seja qual for o seu modo de idealizá-Lo

e esteja em paz com a sua alma,

quaisquer que sejam os seus problemas.

Desejos, hipocrisia, ingratidão e sonhos,

tudo se esvai em fumaça.

O mundo é ainda belo...

Coloque um espelho na alma e lute para ser feliz!

Um irmão de Luz

Antes de você Bella, minha vida era uma noite sem lua.

Muito escura, mas havia estrelas...

Pontos de luz e razão...

E depois você atravessou meu céu como um meteoro.

De repente tudo estava em chamas;

havia brilho, havia beleza.

Quando você se foi,

quando o meteoro caiu no horizonte,

tudo ficou negro.

Nada mudou,

mas meus olhos ficaram cegos pela luz.

E não havia mais razão para nada... (Edward Cullen, Crepúsculo)

ASSUMINDO A RESPONSABILIDADE DE SER...

Lembre-se de que Deus e o Universo conspiram sempre a nosso favor, mas temos que fazer a nossa parte também.
Não adianta orar, acender velas chás, banhos e ficar sentado esperando que as coisas aconteçam.
Lembre-se, também, de que uma das grandes lições da natureza é o tempo. Existe o tempo para arar, plantar e colher.
Tenha o tempo como o seu melhor aliado, seu melhor amigo.
Existe o momento certo para colher a fruta da árvore.
Lembre-se, também, de que um grão morre na terra e nasce com o tempo. Um dia, ele nos dará o alimento, mas depois de um determinado tempo.
Por isto, não adianta brigar com o tempo, ele tem o ritmo certo do nascimento das coisas.
Desde a antiguidade, os homens guiam-se pelas estrelas do céu.
Estamos sujeitos a uma organização superior e diante de qualquer situação temos que confiar na sabedoria da previsão.
Crie em seus dias sempre a hora da Estrela, porque ela sempre nos iluminará e nos dará estrutura, esperança.
Você nunca poderá perder-se, porque você é o presente.(do Livro bruxas de verdade, Ana Elizabeth Costa)

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA VIDA HUMANA

1.Não despreze, ou faça pouco caso das crenças de outras pessoas.

2.Aja como desejar na sua vida, mas nunca prejudique ninguém.

3.Veja atos de bondade como sementes que podem dar muitos frutos.

4.Mantenha sua palavra.

5.Não mate, a não ser que precise de alimento.

6.Tente viver em harmonia com as pessoas, principalmente com aquelas que discordam de você.

7.Auxilie os outros dentro de suas possibilidades.

8.Não julgue ninguém.

9.Perdoe seus inimigos.

10.Afaste de si as mentiras, as paixões vis e excessos.

11.Viva em harmonia com a natureza, porque você faz parte dela.


Existem 4 palavras que devemos ter sempre em mente na nossa vida:

SABER, QUERER, OUSAR, CALAR
(d0 livro Bruxas de verdade, Ana Elizabeth Costa)

sábado, 7 de novembro de 2009

O PODER DAS VELAS


Você já percebeu que a maioria das magias pede velas?

Algumas chegam a provar nossa fé fazendo com que usemos mais de um maço de velas das mais variadas cores. Porém, não se pede velas em magias por acaso. Quando elas fizerem parte de um ritual, tenha certeza de que é um dos ingredientes mais importantes. Sua chama possui a força destruidora e renovadora da natureza, além de abrir caminhos para que os espíritos perdidos encontrem a paz.
Quando você acende uma vela sua luz imediatamente acalma o seu espírito, aumenta sua concentração e faz com que inove seu desejo com mais fé. Preste atenção, em qualquer ritual, por mais que as pessoas estejam agitadas, quando elas acendem uma vela o silêncio passa a reinar, a atmosfera ao redor muda e os mais sensíveis são capazes de sentir a presença dos anjos.

Veja agora o que significa a cor de cada vela:

VERMELHA: indica vitória. Estimula a coragem e dá força espiritual. Costuma ser usada em casos que exijam resolução rápida.

AZUL: Fé e poder. Utilizada em casos ligados a questões profissionais, negócios ou problemas espirituais.

BRANCA: Pureza, harmonia do ambiente. Indicada porque traz paz e abre portas de forças espirituais mais rapidamente.

LARANJA: Decisão e atração. Usada para questões nas quais um estímulo especial é necessário e para afastar medos ocultos.

ROSA: Amor mais puro. Utilizada na intenção de fortalecer os relacionamentos amorosos e também para transmitir boas energias.

VERDE: Sorte e prosperidade. Usada para casos de doenças e para estimular a calma.

AMARELA: Mudanças e justiça. Rituais ligado a procura de emprego e concursos públicos.

VIOLETA: Liberdade e intuição. Indicada em casos de perturbações espirituais, de ansiedade e para desvendar segredos.

PRETA: Força ocultas e magia. Indicada para fortalecer uma magia.

Agora que você já sabe para que servem as cores, mãos à obra. Acenda sua velinha e boa sorte!

SABEDORIA CANINA

Você já se imaginou agindo com a Sabedoria Canina A vida teria uma perspectiva muito mais amistosa. Tente

1. Nunca deixe passar a oportunidade de sair para um passeio.

2. Experimente a sensação do ar fresco e do vento na sua face por puro prazer.

3. Quando alguém que você ama se aproxima, corra para saudá-la(o).

4. Quando houver necessidade, pratique a obediência.

5. Deixe os outros saberem quando invadiram o seu território.

6. Sempre que puder tire uma soneca e se espreguice antes de se levantar.

7. Corra, pule e brinque diariamente.

8. Coma com gosto e entusiasmo, mas pare quando estiver satisfeito.

9. Seja sempre leal.

10. Nunca pretenda ser algo que você não é.

11. Se o que você deseja está enterrado, cave até encontrar.

12. Quando alguém estiver passando por um mau dia, fique em silêncio,sente-se próximo e, gentilmente, tente agradá-lo.

13. Quando chamar a atenção, deixe alguém tocá-lo.

14. Evite morder quando apenas um rosnado resolver.

15. Nos dias mornos, deite-se de costas sobre a grama.

16. Nos dias quentes, beba muita água e descanse embaixo de uma árvore frondosa.

17. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.

18. Não importa quantas vezes for censurado, não assuma a culpa quenão tiver e não fique amuado... corra imediatamente de volta para seus amigos.

19. Alegre-se com o simples prazer de uma caminhada.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ANJOS E DEMÔNIOS

As almas ou Espíritos são criados simples e ignorantes, quer dizer, sem conhecimentos e sem consciência do bem e do mal, mas aptos a adquirirem tudo o que lhes falta; adquirem-no pelo trabalho; o objetivo, que é a perfeição, é o mesmo para todos; alcançam-no mais ou menos prontamente, em virtude do seu livre arbítrio e em razão dos seus esforços; todos têm os mesmos graus a percorrer, o mesmo trabalho a cumprir;Deus não fez a parte nem mais longa, nem mais fácil a uns do que a outros, porque todas são seus filhos, e, sendo justo, não tem preferência por nenhum.(...)
Segundo o Espiritismo, nem os anjos, nem os demônios são seres à parte; a criação dos seres inteligentes é uma. Unidos a corpos materiais, eles constituem a humanidade que povoa a Terra e as outras esferas habitadas; separados do corpo, constituem o mundo espiritual ou dos espíritos que povoam os espaços. Deus os criou perfectíveis, deu-lhes por objetivo a perfeição e a felicidade que dela é consequência; mas não lhes deu a perfeição; quis que a devessem a seu trabalho pessoal, a fim de que lhe tivessem o mérito. Desde o instante de sua formação progridem, seja no estado de encarnação, seja no estado espiritual, chegados ao apogeu são puros espíritos, ou anjos segundo a denominação vulgar; de sorte que, desde o embrião do ser inteligente até o anjo há uma cadeia ininterrupta, da qual cada elo marca um grau no progresso. Disso resulta que existem Espíritos em todos os graus de adiantamento moral e intelectual, estejam no alto em baixo, ou no meio da escala. Há espíritos, por consequência, em todos os graus de saber e ignorância, de bondade e de maldade.(...)

Chegados a um certo grau de depuração, os Espíritos têm missões em relação a seu adiantamento ; eles cumprem todas as que são atribuídas aos anjos das diferentes ordens.(...) Essa unidade na criação, com o pensamento que todos têm o mesmo ponto de partida, a mesma rota a percorrer e que se elevam por seu próprio mérito, responde bem melhor a justiça de Deus que a criação de espécies diferentes, mais ou menos favorecidas de dons naturais que seriam tantos privilégios.

Trecho dos capítulos VII e IX, do Livro Céu e Inferno de Allan Kardec

quarta-feira, 4 de novembro de 2009



O tempo passa.

Mesmo quando isso parece impossível.

Mesmo quando cada batida do ponteiro dos segundos dói como o sangue pulsando sob um hematoma.

Passa de modo inconstante ,

com guinadas estranhas e calmarias arrastadas,

mas passa.

Até para mim... ( Trecho do Livro LUA NOVA, Stephenie Meyer)

HÁ SEMPRE ALGUÉM...


O mundo interio está cheio de pessoas.

Há pessoas caladas

que precisam de alguém para conversar.

Há pessoas tristes

que precisam de alguém que as conforte.

Há pessoas tímidas

que precisam de alguém que as ajude a vencer a timidez.

Há pessoas sozinhas

que precisam de alguém para conversar.

Há pessoas com medo

que precisam de alguém para lhes dar a mão.

Há pessoas fortes

que precisam de alguém que as faça pensarem

na melhor maneira de usar a sua força.

Há pessoas habilidosas

que precisam de alguém para ajudar a descobrir a

melhor maneira de usar a sua habilidade.

Há pessoas que julgam

que não sabem fazer nada e precisam de alguém

que as ajude a descobrir o quanto sabem fazer.

Há pessoas apressadas

que precisam de alguém para lhes mostrar

tudo o que não tem tempo para ver.

Há pessoas impulsivas

que precisam de alguém que as ajude a não magoar os outros.

Há pessoas que se sentem de fora

e precisam de alguém que lhes mostre o caminho de entrada.

Há pessoas que dizem

que não servem para nada e precisam de alguém

que as ajude a descobrir como são importantes.

Precisam de alguém

talvez de ti...


Leif Kristiansson

segunda-feira, 2 de novembro de 2009


A morte não é a maior perda da vida,

a maior perda da vida

é o que morre dentro de nós enquanto vivemos

ORIGEM DO DIA DE FINADOS

O dia dos Mortos, é uma tradição milenar. Este é um dos cultos mais antigos e que esteve presente em quase todas as religiões, em especial nas mais antigas. A princípio era ligado aos cultos agrários e de fertilidade. Para os mais antigos, os mortos eram como sementes, e por isso eram enterrados com vistas à ressurreição.
O binômio: morte-fertilidade, explica a primitiva celebração de Finados com banquetes perto dos túmulos. Essa associação levou o homem primitivo a implorar a proteção dos mortos para as colheitas e plantações. Na antiguidade greco-romana, o culto das almas (manes) era celebrado com o cerimonial da vegetação. Hipócrates, baseado na mesma crença, afirmou que os espíritos dos defuntos “fazem germinar e crescer as sementes”. Os hindus comemoram os mortos em plena fase da colheita, como a festa principal do período.
Desde o século I, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século IV, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa, mas o dia de Finados só foi oficialmente instituído pela Igreja Católica no século X e denominado
, na liturgia, omnium fidelium defunctorum (”de todos os fiéis defuntos”). Com o passar do tempo, a comemoração ultrapassou seu exclusivo aspecto religioso, para revelar uma feição emotiva: a saudade de quem perdeu entes queridos. Hoje se celebra este dia dizendo: “saudades sim! tristeza não!”

'No México existe a crença de que cada pessoa morre três vezes. A primeira é no momento que suas funções vitais cessam. A segunda é quando o seu corpo é colocado na tumba. A terceira acontece em algum momento no futuro, no qual o nome do falecido é pronunciado pela última vez. Aí então a pessoa realmente morre.'
Muitas vezes, no dia de finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus. Outra tradição diz que chove nesse dia porque toda a tristeza das pessoas que perderam um ente querido sobe ao céu e desce em forma de chuva para lavar toda a mágoa de quem ficou.
No Brasil e na grande maioria dos países, a celebração de Finados tem início na semana anterior, quando as pessoas vão até os cemitérios limpar as sepulturas. No Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos, as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos seus entes queridos que já faleceram. Alguns também mandam rezar missas em nome dos falecidos.
Por fim, temos também que no dia de finados, quem realmente aproveita a data são os proprietários de floriculturas, que obtém até mesmo licença de suas prefeituras para montar barracas em frente aos cemitérios. Além das floriculturas, outros comerciantes também lucram com a data, como os carrinhos de lanches, as pessoas que limpam os túmulos, os vendedores de santinhos, terços e velas, e até mesmo os vendedores ambulantes de flores que ficam próximos aos cemitérios.

domingo, 1 de novembro de 2009

SE EU NÃO TE AMASSE TANTO ASSIM... (LINDO!!!)

Meu coração

Sem direção

Voando só por voar

Sem saber onde chegar

Sonhando em te encontrar

E as estrelas

Que hoje eu descobri

No seu olhar

As estrelas vão me guiar

Se eu não te amasse tanto assim

Talvez perdesse os sonhos

Dentro de mim

E vivesse na escuridão

Se eu não te amasse tanto assim

Talvez não visse flores

Por onde eu vim

Dentro do meu coração
Hoje eu sei

Eu te amei

No vento de um temporal

Mas fui mais

Muito além

Do tempo do vendaval

Nos desejos

Num beijo

Que eu jamais provei igual

E as estrelas dão um sinal
Se eu não te amasse tanto assim

Talvez perdesse os sonhos

Dentro de mim

E vivesse na escuridão

Se eu não te amasse tanto assim

Talvez não visse flores

Por onde eu vim

Dentro do meu coração (Ivete Sangalo)