A vida não é um problema a ser resolvido e sim um mistério a ser experimentado".(Joseph Campbell)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES!


Dia 15 comemora-se o Dia do Professor, e como exerço essa profissão ou vocação, como preferirem, há muitos anos, quero aqui prestar minha homenagem a todos os colegas, que como eu, procuram dar o melhor de si, para que nossas crianças e jovens possam vir a ser cidadãos conscientes de que somente através da educação poderemos transformar realmente o país e o mundo em que vivemos...



Os professores cuidam das crianças, muitas vezes suprindo as carências das famílias, carências
estas que se tornam cada vez mais evidentes: pais distantes, pais ausentes, pais perturbados, até. A escola, é no mínimo, um segundo lar, quando não o primeiro. Neste sentido, os professores também tem algo em comum com os médicos. Na verdade, boa parte dos cuidados da saúde, começam na escola. Muitas vezes são os professores, e não os pais, que detectam problemas nas crianças. E muitas vezes também são os professores que ensinam essas crianças seus hábitos de higiene.

Por outro lado, como os audazes navegadores do passado, os professores levam seus alunos a descobrir - o mundo, um novo mundo. Que nem sempre é o melhor dos mundos, claro, mas é o mundo que precisamos viver. Isto significa não raro, uma revolução, não sangrenta como foi a revolução russa ou a francesa. Estamos falando de uma revolução modesta, silenciosa, mas nem por isso menos radical e transformadora. A frase que Lenin pronunciou, quando em 25 de outubro, os bolcheviques tomaram o Palácio de Inverno, sede da monarquia russa - "Iniciamos agora a construção de uma nova sociedade"- poderia ser dita por um modesto professor, em sua, não raro, precária escola. Porque as revoluções mais importantes não são aquelas em que o poder é conquistado a ferro e fogo, em que os inimigos são executados, em que dirigentes dizem ao povo o que deve ser feito; não, as verdadeiras revoluções ocorrem de maneira quase imperceptíveis. Quando uma criança escreve, de maneira hesitante, as primeiras letras em seu caderno, temos uma revolução. Quando lê o seu primeiro livro, temos uma revolução. Quando aprende a trabalhar com o computador, temos uma revolução.

Em sua maioria, as revoluções hoje não passam de lembranças do passado, e em muitos casos até é bom que seja assim. Mas a lenta revolução promovida pelo processo educacional, esta fica.

Os professores nem sempre têm muitas razões para comemorar o seu dia. Os salários são baixos, as condições de trabalho, não raro apresentam deficiências e a violência chegou à escola. Mas a coragem com que enfrentam o desafio diante deles colocado é admirável. É uma lição que todos deveríamos aprender. Moacir Scliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário