A vida não é um problema a ser resolvido e sim um mistério a ser experimentado".(Joseph Campbell)

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

STEPHENIE MEYER, A AUTORA DA SAGA CREPÚSCULO


"Crepúsculo" é o primeiro livro da saga "Luz e Escuridão" de Stephenie Meyer e tem já uma legião de seguidores que correram para as salas de cinema para ver a adaptação da história para o grande ecrã.
O fascínio dos romances sobre vampiros regressou. Desde "Drácula", de Bram Stoker, que nenhum outro livro tinha igualado aquele clássico do século XIX. Exagero? Talvez não. "Crepúsculo" ("Twilight", na versão original), o primeiro livro da saga "Luz e Escuridão", editado em 2005, é já considerado um caso de sucesso mundial, comparado ao fenómeno Harry Potter.
O livro originou um
filme com o mesmo nome. Realizado por Catherine Hardwick ("Treze"), conta com Kristen Stewart ("Sala do Pânico") e Robert Pattinson (Cedric de "Harry Potter") como personagens principais.
"Crepúsculo" estreou no passado dia 21 de Novembro nos Estados Unidos e as salas de cinema encheram-se de fãs para ver os seus vampiros preferidos. Os números falam por si: segundo a revista "People", 2 mil sessões de cinema estavam completamente esgotadas. Só no fim-de-semana de estreia, o filme obteve perto de 70,55 milhões de dólares (cerca de 57 milhões de euros), ultrapassando o campeão da semana passada "007 – Quantum of Solace".
Universal, como Potter
Recentemente,
Stephenie Meyer foi eleita uma das 25 personalidades do ano pela revista americana "Entertainment Weekly", pelo enorme sucesso que os seus livros têm atingido.
Mas desengane-se quem pensa que isto são histórias para adolescentes; tal como aconteceu com os livros de J. K. Rowling, também os adultos se apaixonaram pelos vampiros de Meyer, passando os livros das mãos dos filhos para os pais. "Crepúsculo" tornou-se um exemplo de literatura transversal a todas as idades, ultrapassando a faixa etária dos 30 anos, sendo a maioria mulheres.
História nasceu de um sonho.
A escritora começou a escrever o primeiro romance da saga em Junho de 2003, a partir de um sonho. Ao acordar, sentou-se ao computador e, tentando recordar-se de tudo, iniciou a
história que agora apaixona leitores de todas as idades, chamando ainda às personagens de "ele" e "ela". A partir daí, escreveu todos os dias, até chegar ao ponto em que está agora, que mal consegue deixar Forks, a cidade onde tudo acontece.
Depois de muitos fãs de Harry Potter terem "chorado" por a saga ter acabado, as esperanças viram-se agora para "Crepúsculo", o novo fenómeno que está atrair milhões de fãs. Apesar da história não ser em nada semelhante, o facto de envolver adolescentes e mundos ficcionais, está a colocá-la ao nível de Potter, um dos fenómenos recentes mais mediáticos.
Joana Vasconcelos

2 comentários:

  1. Amo todos os livros da saga crepusculo...
    Sao lindos os livros e a hiistoria e lindissima..

    ResponderExcluir
  2. A melhor saga q eu ja li...
    de crepusculo ate amanhecer...
    é como um Romeu e Julieta atual...
    É como o sol e a lua...
    Adorei espero q continue assim.

    ResponderExcluir