A vida não é um problema a ser resolvido e sim um mistério a ser experimentado".(Joseph Campbell)

sábado, 2 de janeiro de 2010

AVATAR, O FILME


Após o fracasso da Conferência do Clima em Copenhague e no início do Ano da Biodiversidade, Avatar se torna um grito de alerta sobre nossa relação com a natureza. Merece ser assistido pelos efeitos extraordinários, mas muito mais por sua poderosa mensagem ecológica.
Seu diretor? James Cameron(de Alliens, Titanic e True Lies), aliás, foi ele também que o planejou há 15 anos. O filme apresenta uma nova tecnologia de efeitos especiais e sua filmagem foi realizada em 3D, o que nos transporta para a Lua Pandora, que é habitda pelo povo Na'vi, com seres de formas jamais imaginadas, cores brilhantes e uma natureza deslumbrante.
Avatar vem propor um debate sobre o futuro da Terra. Se torna diferente porque mostra o lado perverso de todo ser humano, principalmente no personagem do Coronel Quaritch Miles(Stephen Lang), que destrói um mundo harmônico com uma brutalidade sem precedentes causando uma grande indignação nos telespectadores. Mostra até onde a raça humana pode ir atrás de poder e dinheiro.
Quando a árvore casa dos Na'vi cai é como se caísse também, o desmatamento da Amazônia, da Mata Atlântica, o derretimento dos Pólos, a poluição dos Oceanos, a matança de animais. É como se víssemos a nós mesmos a destruir a natureza só porque debaixo dela existe algo muito valioso.
Ao mostrar nossa ganância e mesquinharia o filme tenta atingir o que ainda resta de consciência ecológica em cada um de nós.
Avatar é carregado de esperança. Em Pandora tudo está em equilíbrio. E o filme nos alerta que se quisermos ter o direito de habitarmos a Terra precisamos nos recolocar em sintonia com a natureza.
O personagem principal Jake Sully(Sam Worthington)consegue se libertar da ignorância e perceber a tempo a catàstrofe que os seres humanos iriam causar em Pandora, pois ao entrar em contato com as tradições e costumes dos Na'vis ele percebe a importância da harmonia ecológica de Pandora. Quando a princesa Neytiri diz:"Eu vejo você" ela mostra claramente que para vivermos em equilíbrio com a natureza e com nosso próximo é preciso "ver" profundamente.
O que nos falta e é mostrado em Avatar é o "envolvimento", é voltarmos a nos conectar com a grande teia da Mãe natureza. O que nos falta é deixar de lado nosso egoísmo, nossa sede de poder, nossa ganância... Pois o que vemos hoje em dia senão pessoas preocupadas em ganhar dinheiro custe o que custar, mesmo que seja a custa da vida de outros seres humanos, dos que ainda nem nasceram ou até mesmo de animais, oceanos e florestas. Não pensamos em nenhum momento em alterar nossos hábitos ou vícios tão perversos!
Com seus corpos azuis, orelhas pontudas, narizes achatados, cabelos em trança e muito mais altos do que qualquer um de nós, os habitantes de Pandora tem muito a nos ensinar:"Ainda há tempo de salvar o planeta basta nos reconectarmos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário