A vida não é um problema a ser resolvido e sim um mistério a ser experimentado".(Joseph Campbell)

sábado, 16 de maio de 2009

A LIÇÃO DOS GANSOS

No outono quando se vê bandos de gansos rumo ao sul, formando um grande "V" no céu, indaga-se o que a ciência já descobriu sobre o porquê de voarem dessa forma? Sabe-se que cada vez que uma ave bate as asas, move o ar para cima, ajudando imediatamente a sustentar a ave que vem atrás. Ao voar em forma de "V", o bando se beneficia de pelo menos 71% a mais de força de voô do que uma ave voando sozinha.
Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente o esforço e a resistência necessária para continuar voando sozinho. Rapidamente, ele entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento de ar provocado pela ave que voa imediatamente à sua frente.
Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição dentro da formação e outro ganso assume a liderança. Os gansos de trás gritam, encorajando os da frente para que mantenham a velocidade.
Finalmente quando um ganso fica doente, ou ferido por um tiro e cai, dois gansos saem da formação e o acompanham para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que consiga voar sozinho novamente, ou até que morra. Só então levantam vôo sozinhos ou em outra formação a fim de alcançar o seu bando.
Essa para mim é uma das mais belas lições de vida , companheirismo e amizade que os animais nos ensinam. Por certo também nós humanos, ditos racionais e inteligentes, deveríamos proceder assim em nossos ambientes de convivência e com nosso semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário