A vida não é um problema a ser resolvido e sim um mistério a ser experimentado".(Joseph Campbell)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O QUE É O FENG-SHUI?




Feng-Shui, literalmente - Feng - vento e Shui - água vem do chinês e é o nome da arte intuitiva e prática, que busca criar entre as pessoas e seu ambiente um relacionamento muito positivo; resultando em condições mais adequadas para a vida e o trabalho.


Todas as culturas tradicionais possuem seus próprios sistemas de Geomancia. O Feng-Shui é a maneira chinesa de interpretar a Geomancia.


E o que é Geomancia ???


  Geomancia vem do grego, da junção de duas palavras GAEA - que significa Mãe Terra e MANTEIA - que significa sistema de adivinhação ou conhecimento. Portanto é uma maneira de conhecermos a Terra.


  Na natureza, casulos, teias, ninhos, tocas e conchas nos mostram a variedade e a habilidade das técnicas de construção. Nessas moradias podemos sobservar que há uma compreensão e coerência visando a sobrevivência da espécie que a habita, oferecendo proteção contra as intempéries e ataques dos predadores.


A Geomancia é parte de nossa herança animal.
Qualquer que seja o nível de conhecimento científico, financeiro ou os métodos de construção empregados, as pessoas sempre desenvolveram lares de comum acordo com seu ambiente, procurando pelo local ideal.


  O meio ambiente construído - a aldeia, a vila, a cidade, à medida que se estruturava, tornava-se seguro, contrapondo-se à selva bruta, habitat do desconhecido e das feras.


  Atualmente, devido à revolução urbana, inverteram-se esses conceitos e as grandes cidades não mais oferecem proteção, tornaram-se selvagens e perdemos nosso contato com a natureza.


A casa transformou-se em um cenário artificial que pouco reflete as coisas que realmente tem significado para nós, nossas histórias e nossos desejos.


Os chineses, por exemplo, viveram por milênios em um mundo segregado, e evoluíram lentamente para uma cultura que investiga principalmente o funcionamento do Universo e o conceito de Lugar Ideal - a posição que o Homem ocupa entre a Selva e o Paraíso.


O que mais nos fascina no diálogo Ocidente / Oriente é a possibilidade de aprender com as diferenças.


Nessa troca de experiências, podemos enriquecer nossas vidas e ter a possibilidade, de cada um à sua maneira, encontrar um caminho próprio para incorporá-las no nosso dia-a-dia, como uma valiosa ferramenta de transformação interior e dos ambientes onde vivemos.


Via

Nenhum comentário:

Postar um comentário